sábado, 8 de agosto de 2009

Centros comerciais utilizam gás como fonte de energia


Foi inaugurado no dia 30 de junho, o primeiro shopping do Rio Grande do Sul a operar através de gás natural. A nova fonte de energia será utilizado para aquecimento de água e na preparação de alimentos na praça de alimentação. Além disso, será destinado futuramente à geração de energia elétrica. Estima-se que o consumo de gás natural alcance uma média de 26.500 metros cúbicos mensais.
Ao deixar de usar energia elétrica para o sistema de climatização, o shopping reduz fortemente sua demanda elétrica, o que diminui investimentos em infraestrutura, como instalação de subestação, cabeamento, gerador de emergência, entre outros. O uso de gás natural no sistema, deve gerar um menor consumo de energia elétrica, cerca de 96% do sistema de condicionamento de ar.
Atualmente a Comgás, empresa responsável pelo fornecimento de gás para o shopping gaúcho, atende a 43 clientes que utilizam o gás natural como fonte de energia para o sistema de ar condicionado. “Muitas regiões estão com a oferta de energia elétrica saturada. O consumo de energia elétrica nesses locais, é muito alto, o que pode, eventualmente, inviabilizar alguns empreendimentos. O equipamento de refrigeração a gás natural é uma solução, pois permite que a demanda elétrica necessária seja substancialmente menor, viabilizando entrada de novos empreendimentos em locais de oferta elétrica escassa” afirma o Gerente de Vendas para o Grande Comércio da Comgás, Alexandre Breda.
“Essa é mais uma ação da Comgás no sentido de dinamizar essa aplicação, inclusive fazendo visitas de negócios aos países detentores dessa tecnologia, como o Japão e a Coréia para transferência de know how”, afirma Breda.
O gás natural, em prédios comerciais, shoppings, hospitais e hotéis é utilizado principalmente para refrigeração (ar-condicionado) e para geração de energia elétrica. Os benefícios ambientais e econômicos existem, mas variam muito de acordo com cada tipo de empreendimento, usos, equipamentos.

FONTE: Bruno Hennington (Site Nicomex Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário