domingo, 15 de julho de 2012

Sotreq em Macaé: nova filial é planejada



A Sotreq, maior revendedora brasileira de máquinas, motores e equipamentos Caterpillar, abrirá uma nova filial em Macaé, no litoral do Rio de Janeiro. Programada para operar a partir de junho de 2013, a unidade será instalada em um terreno de 25 mil m² localizado nas proximidades do Terminal de Cabiúnas da Petrobras (Tecab), e terá como foco principal o suporte às operações offshore de petróleo e marítimo na região. A iniciativa exigirá investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

Para o setor, a empresa oferece soluções de geração de energia e acionamento mecânico para plataformas de produção, sondas de perfuração, refinarias e estações de compressão, além de barcos de apoio offshore e diversas outras aplicações marítimas.

Presente no município de Macaé desde 2002, a Sotreq atualmente opera uma filial com aproximadamente 100 profissionais, dedicados principalmente ao suporte ao produto dos motores e grupos geradores Caterpillar.

Como diferenciais da nova filial, destacam-se: um centro de treinamento especializado, de padrão mundial, para o segmento offshore, para formação de mão de obra especializada na operação e manutenção de motores e grupos geradores; oficina para reparo de componentes e um almoxarifado de peças de reposição com capacidade triplicada. O novo empreendimento pretende aumentar em 50% o número de profissionais após o início de suas operações, e já contemplou no seu planejamento espaço para futuras expansões.

“O segmento offshore de petróleo e marítimo na Sotreq tem crescido na ordem de 40% ao ano. Nosso objetivo é investir antecipadamente a fim de estarmos sempre capacitados para atender à demanda crescente desses mercados”, afirma Gustavo Sepúlveda, diretor da unidade de petróleo e marítimo.

Sepúlveda destaca ainda que a perspectiva também é de grande crescimento para os próximos anos. Além das embarcações e plataformas construídas no exterior e que chegam ao Brasil equipadas com produtos Caterpillar, a Sotreq espera um incremento significativo de suas vendas alavancado pela revitalização da indústria naval e offshore do Brasil. “Com a revitalização da nossa indústria, orientada por política governamental com exigência de índices crescentes de conteúdo local, a tendência é de que as novas construções ocorram no Brasil, trazendo benefícios e desenvolvimento a toda cadeia de fornecimento local”.

Com relação ao tema, segundo George Beckwith, COO da empresa, a Sotreq e a Caterpillar estão totalmente comprometidas com a ampliação do conteúdo nacional em seu escopo de fornecimento. A Caterpillar, por exemplo, investiu na linha de montagem de grupos geradores da família 3500, em Piracicaba (SP), para equipar sistemas de propulsão diesel-elétrico em embarcações e geração principal e de emergência para plataformas de petróleo. Desde o primeiro trimestre deste ano produz estes equipamentos no Brasil com índices de nacionalização de até 65%.

FONTE: Portal Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário