sábado, 23 de julho de 2011

Softwares de petróleo e gás: empresa de TI aposta na inovação


No ano passado, a empresa carioca de TI, Intcom, percebeu uma deficiência comum a muitas empresas que trabalham com logística de pessoal para embarque e desembarque em plataformas de petróleo e embarcações em geral. A partir disso, passou a desenvolver softwares específicos para os setores de petróleo, gás e offshore, que precisam lidar com este tipo de operação de logística de tripulação offshore no seu dia-a-dia. Entre as empresas atendidas estão a BG Brasil, Technip, Wilson Sons, CSAV / Libra Navegação, Asa Brasil e OceanPact.

"A complexidade dos processos de planejamento e execução de trocas de turmas embarcadas e a necessidade de um controle rigoroso de certificados e documentos diversos começam a fazer da logística de tripulação, de uma maneira geral, um dos novos gargalos de produção para as empresas de petróleo e gás e apoio marítimo", explica Gustavo Matera, sócio e diretor de marketing da Intcom.

Segundo o diagnóstico da empresa, muitas etapas do planejamento e execução das trocas de turmas embarcadas são controladas de forma manual em planilhas individuais espalhadas por diversos setores da empresa, como departamento pessoal, recursos humanos e operações.

A falta de automatização e de centralização da informação no controle de logística dessas empresas geram desperdícios de até 30% de produtividade e consomem até 20% de custos extras desnecessários. "O desafio para otimizar as trocas de turmas que trabalham diretamente na exploração e produção de petróleo e gás e no apoio marítimo têm sido um dos principais temas de publicações, congressos e estudos", afirma Matera.

Diante da oportunidade de atender essa deficiência do mercado, a Intcom desenvolveu o People Organizer, um sistema de logística de pessoal em plataformas e embarcações, que aperfeiçoa o planejamento e controle de todas as etapas envolvidas na operação de logística de tripulação.

"O People Organizer foi desenvolvido para automatizar diversas tarefas e controles, além de oferecer assistência inteligente para tomadas de decisões pelos responsáveis pela operação de logística. Tendo sido lançado no final de 2010, o People Organizer está sendo utilizado por um cliente com 9 plataformas e está em implantação em outras 3 empresas", explica.

"Se hoje nós precisamos controlar a logística de tripulação para 254 embarcações de apoio marítimo e um total de 125 plataformas (sondas, jaquetas, FPSO e semissubmersíveis), de acordo com o plano de negócios da Petrobras 2010-2014, esses números deverão aumentar respectivamente para 465 e 160 até 2013 e para 504 e 222 até 2020", indica o executivo da Intcom.

A meta da Intcom é fechar o ano de 2011 com 10 clientes na sua carteira e dobrar esta meta para 2012.

Mais informações: http://intcom.com.br/

FONTE: TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário