quarta-feira, 10 de março de 2010

Mestrado profissional em turbinas a gás

Aconteceu dia 3 de março a aula inaugural do mestrado profissional em turbinas a gás, iniciativa da Vale Soluções em Energia - VSE e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos. Esta é a primeira turma criada a partir da parceria entre as duas instituições, com o objetivo de contribuir para a formação e aperfeiçoamento de profissionais que atuem no campo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Com esta iniciativa, a VSE e o ITA pretendem promover a inovação na sociedade tecnológica nacional e internacional na área de energia sustentável. A turma é formada por 20 alunos, profissionais graduados até 2009 nas áreas de Ciências Exatas, que passaram por processos seletivos.
O curso exigirá disponibilidade integral, terá duração de quatro semestres e irá contemplar as áreas Aerotermodinâmica; Integridade Mecânica de Turbinas a Gás; Transferência de Calor - Resfriamento de Pás de Turbinas a Gás; Controle de Turbinas a Gás e Projeto de Câmaras de Combustão de Turbinas a Gás.
O corpo docente será composto por professores do ITA, pesquisadores da VSE e professores convidados de universidades nacionais e estrangeiras. As aulas acontecerão no ITA e algumas aulas práticas poderão ser ministradas nos laboratórios da VSE.
A aula inaugural foi realizada no Auditório B do prédio de Computação do ITA e contou com apresentações do Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos e Presidente do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Marco Antônio Raupp, e do Presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico), Carlos Aragão.

Fonte: Portal TN Petróleo

Um comentário:

  1. Douglas Lima Rodrigues22 de abril de 2010 às 12:43

    Alo
    Gostaria de estar participando destes grupos para gas e petroleo estou muito interessado, seria possivel???
    SDS
    Douglas Lima Rodrigues

    ResponderExcluir