terça-feira, 27 de outubro de 2009

Porto em Vitória deverá ser o maior da América Latina


A cidade de Vitória (ES) poderá ter em cinco anos o maior complexo portuário da América Latina. O projeto do Superporto de Águas Profundas, que será construído ao lado do Terminal de Praia Mole que é operado pela CVRD, tem a etapa inicial de investimento avaliado em R$ 1 milhão. O processo de licitação para a contratação da empresa que fará o projeto básico da construção do terminal portuário deve ser aberto em novembro.
O Superporto, como foi “batizado”, terá de 16 a 23 metros de profundidade, e irá atender aos novos navios, chamados porta-contêineres pós-panamax, que transportam o dobro da carga. Em 2011, a previsão é de que a frota mundial desse tipo de embarcação gire em torno de 670 navios. Com o novo terminal, a movimentação de contêineres no Estado capixaba passará de 300 mil por ano para 1,2 milhão anuais. Há expectativa de que possam ser gerados 2 mil empregos diretos. Os impostos arrecadados, que somam hoje R$ 6,6 bilhões, podem chegar a ser duplicados.
O estado do Espírito Santo disputa com o Rio de Janeiro recursos financeiros para financiamento do complexo. O Porto do Açu, do megaempresário Eike Batista, também está em busca de parcerias na Europa. Entretanto, o porto capixaba leva vantagem na conquista de parceiros. O presidente da Codesa diz que o super porto de contêineres sai na frente, porque a localização escolhida para sua instalação – Ponta de Tubarão – conta com profundidade natural (de 16 a 23 metros) apropriado para os grandes navios.

Comitiva na Bélgica

O projeto do Superporto de Águas Profundas de Vitória foi apresentado dia 5 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a investidores europeus. O presidente da República destacou a importância do porto, a sua viabilidade e o interesse do Brasil na busca por parcerias para a sua execução. Integraram a comitiva presidencial, o vice-governador, Ricardo Ferraço, o prefeito de Vitória, João Coser, e o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Angelo Baptista.
Um dos objetivos da visita é conseguir que empresários especializados em obras de infra-estrutura se interessem em participar da construção e exploração da área, juntamente com os governos Federal, Estadual e Municipal.

FONTE: Nicomex Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário