sexta-feira, 19 de junho de 2009

Feira de Petróleo consolida Macaé como polo offshore


Encerrada nesta sexta-feira (19), a Feira Brasil Offshore promete render muito mais que negócios para as empresas participantes. Durante os quatro dias de evento, diversas companhias de diferentes setores se mostraram interessadas em se instalar em Macaé, atingindo assim o objetivo principal da prefeitura com o evento: atrair novos investimentos para a cidade.

- O evento alcançou o sucesso que esperávamos. Conseguimos manter excelentes contatos com o meio empresarial, inclusive com órgãos internacionais que reúnem empresas do setor offshore de países como Holanda, China e Reino Unido. As reuniões ocorridas durante a Feira certamente se transformarão em investimentos para o município, gerando emprego, renda, e qualidade de vida para a nossa comunidade, disse o prefeito Riverton Mussi, durante o encerramento da Feira.

Entre as empresas que já prospectaram possível instalação em Macaé estão o Banco Prospe (corretora de bolsas de valores e previdência privada), Citroen, Kaza Empreendimentos, Soi (Sistema de Organização Informatizada), e Hiunday. A Centelha Equipamentos anunciou que está ampliando sua atuação e terá sede própria em Macaé com a missão de trazer novos investimentos. Além disso, quatro empresas holandesas vão montar escritórios de produção na cidade. E em dezembro, Macaé recebe uma missão internacional do Reino Unido.

Os bons resultados da Brasil Offshore 2009 atingiram o objetivo do Fundo Municipal Desenvolvimento Econômico (Fumdec), que quer consolidar Macaé como um centro de suporte às atividades de exploração offshore de petróleo e gás natural da Bacia de Campos.

- Além de movimentar a economia de serviços durante o evento, as empresas estabeleceram parcerias com a cidade. A expectativa foi atingida e Macaé vai gerar novas tecnologias e pessoas qualificadas, comentou o presidente do Fumdec, Francisco Navega.

Navega lembra que os setores de petróleo e gás não foram os únicos beneficiados com o evento. A Brasil Offshore trouxe benefícios para hotelaria, gastronomia e transporte, além das instalações futuras das empresas offshore em Macaé.

De acordo com Navega, entre os fatores que fizeram as empresas vislumbrarem a implantação de sedes em Macaé está o investimento em infraestrutura que está sendo feito pela prefeitura e governos Federal e Estadual.

- A BR-101 será duplicada de Macaé até Manilha (Niterói), que tem o término previsto de cinco anos. A licitação da reforma do Aeroporto de Macaé já foi aberta: a unidade terá novas estruturas no hangar de passageiros, com previsão de término até 2011. Isso sem contar com a duplicação da RJ-106, que liga Macaé a Rio das Ostras, uma parceria do Estado e dos dois municípios, disse Navega.

NÚMEROS DA FEIRA
De acordo com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, até às 16h desta sexta-feira, último dia do evento, 44 mil pessoas visitaram a feira. A expectativa é de que até o encerramento, às 21, o número chegue a 46 mil.

- Tivemos uma audiência qualificada, com participação crescente de funcionários da Petrobras, que dobrou seu público. Se este ano, com a crise, aumentamos em 18% o número de expositores, temos boas perspectivas para 2011, disse Eric Henderson, diretor da Brasil Offshore.

Um dos destaques desta edição foi a internacionalização do evento, que aumentou em 100% o número de empresas estrangeiras em relação à feira de 2007. Foram 138 expositores, vindos de 34 países. A maioria se concentrou em seis pavilhões internacionais – França, Reino Unido, Holanda, Estados Unidos e Alemanha.

- A magnitude da Brasil Offshore 2009 em termos de qualidade de empresas reunidas evidencia que estamos no caminho certo. A crise não foi suficiente para impedir o crescimento da feira, disse o presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Juan Pablo De Vera.

FONTE: SECOM - site da Prefeitura de Macaé
JORNALISTAS:
- Cristian Santos
- Francisco Barbosa
- Janira Braga
- Simone Noronha
- Ana Chaffin
- Robson Maia

2 comentários:

  1. Parabéns, minha amiga antenada...........

    ResponderExcluir
  2. O MUNICIPIO DE MACAÉ ESTÁ DE PARABENS..

    EU ESTIVE FAZENDO O CURSO DE SALVATAGEM.

    PELA A ENPRESA SANPLIG. GOSTEI MUITO DE FICAR HOSPEDADO..NO MUNICIPIO DE MACAÉ.

    HOJE P/ MIM O MUNICIPIO DE MACAÉ TEM SEMPRE A GANHAR...

    ResponderExcluir