sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tecnologia da Rolls-Royce possibilita a exploração de petróleo em águas profundas

A Rolls-Royce assegurou um contrato de £38 milhões (US$ 57 milhões) para o fornecimento de um novo sistema de manuseio de âncoras, que possibilitará que plataformas de petróleo flutuantes sejam fixadas ao leito do mar nas profundezas extremas ao largo do litoral do Brasil.
O sistema foi desenvolvido como resposta ao crescimento da exploração de petróleo em águas profundas, e será aplicado a duas embarcações servindo plataformas de propriedade da Petrobras.
As embarcações estão atualmente sendo construídas pela STX Brasil Offshore e cada uma terá mais de mil toneladas de equipamento Rolls-Royce.
O pacote de equipamento inclui guinchos especialmente projetados para a manobra e instalação de âncoras tipo torpedo. Pesando mais de 130 toneladas cada uma, as âncoras tipo torpedo foram desenvolvidas pela Petrobras. Ao penetrar no leito marinho, elas proporcionam uma fixação segura para os pesados cabos utilizados para manter as plataformas de petróleo em posição.
Cada um dos potentes guinchos Rolls-Royce é capaz de manusear âncoras até profundidades de 3.000m — equivalente a mais de quatro vezes a altura do Corcovado.
O gerente de vendas de maquinário de convés da Rolls-Royce, Ottar Antonsen, declarou que a empresa tem sido parte do mercado “offshore” brasileiro por mais de 25 anos, e esse mais recente contrato demonstra a confiança do cliente na capacidade de nosso equipamento.
“À medida que a exploração de petróleo e gás se focaliza em pontos mais extremos em todo o mundo, nossa resposta tem sido através da liderança em desenvolvimentos tecnológicos que possibilitarão às empresas petrolíferas extrair petróleo face às mais exigentes condições de leito marinho", afirma.
“Durante nosso tempo no Brasil, construímos uma forte relação com a Petrobras e em breve ampliaremos mais ainda nosso suporte aos clientes na região, quando abrirmos nosso novo Centro de Serviços marítimos em Niterói,Rio de Janeiro”, conclui.
Quando completada, cada embarcação disporá de um pacote de maquinário de convés projetado para aumentar a segurança das operações no mar. Além de guinchos, a Rolls-Royce fornecerá guindastes de manuseio de âncoras, tambores de popa, pinos de reboque e de parada, e um sarilho de cabo e roldana de carretel.
A Rolls-Royce também fornece à Petrobras sistemas de geração de energia e de compressão, e desde adécada de 50 construiu uma ampla base de clientes nos setores aeroespacial civil e militar no Brasil.

FONTE: TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário