
Jornalista: Luiz Gustavo Schmitt
Jornal O Fluminense
A vocação de Niterói como pólo industrial naval do Estado do Rio de Janeiro ganha força com a chegada das instalações de reparo naval e off-shore da empresa multinacional Rolls-Royce. O investimento é de R$ 15 milhões, com promessa de geração de cerca de cem empregos no próximo ano e estimativa de arrecadação de até R$ 1 milhão para os cofres municipais em Imposto sobre Serviço (ISS).
O vice-presidente da Rolls-Royce Marine para a América do Sul, Daniel Monroy, disse que, já no primeiro semestre de 2009 – período previsto para o início das atividades da companhia – terá cerca de 75% da capacidade ocupada para atender projetos de plataforma de petróleo. Além disso, prestará serviços para navios de toda a América do Sul e da África Ocidental.
"No momento, estamos atendendo à plataforma P-23 da Petrobras. Já para o ano que vem, há dois novos projetos de plataformas que devem ser fechados", disse Monroy. Ele ainda ressaltou a importância estratégica da localização da nova unidade de reparos navais, pela proximidade com os estaleiros de Niterói e por estar na Baía de Guanabara.
"A localização é excelente e isso implica em uma maior eficiência logística e economia de recursos de nossa parte", concluiu Monroy.
Outro atrativo oferecido pela cidade, segundo a empresa, foi a decisão do Governo Municipal em reduzir o ISS que incide sobre a indústria naval, de 5% para 2,5%.
Projeto respeita o meio ambiente
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Jéferson Martins, o licenciamento ambiental da unidade da Rolls-Royce apresentou um aspecto sustentável e inovador, com instalação de sistema de reaproveitamento de água da chuva.
"O telhado tem 2 mil metros quadrados e é uma área boa de captação de água. Essa será usada para lavagem de equipamentos, pátio e jardim, e ainda descarga de vaso sanitário. Outra medida que tomamos para mitigar os impactos ambientais foi exigir que a empresa retire o capim colonião – que se alastra e pega fogo rapidamente – e é encontrado numa área de mil metros quadrados do terreno", disse o secretário.
A nova instalação será implantada em terreno com área total de 13 mil metros quadrados, na Ilha do Caju, em frente ao canal de acesso ao Porto de Niterói. As obras da unidade começaram em meados de setembro e estão previstas para serem concluídas no primeiro trimestre de 2009.
A oficina contará com capacidade de içamento de 100 toneladas, uma área de usinagem com máquinas de última geração e outro setor, separado, de lavagem, jateamento e pintura.
A Rolls-Royce fornece projetos de embarcações e equipamento integrado para a crescente frota de avançadas embarcações de apoio offshore "UT" em operação no Brasil. Cerca de 40 embarcações Rolls-Royce UT foram construídas em estaleiros brasileiros.
oi bom dia gostaria de saber como faço p/ trabalhar com voces pois avaliei o site e sei que a empresa é nova em Niterói se houver oportunidade tel 93941923 estou aqui para obter sempre crescimento proficional e conhecimento sobre os produtos e serviços que a empresa tem a oferecer aos seus funcionarios e clientes para melhor atender s necessidades da empresa
ResponderExcluir