
Somente a Petrobras e a norueguesa StatoilHydro estão listadas no nível mais alto dos dois grupos. De acordo com o relatório, a Companhia é “referência de transparência” entre as empresas nacionais do setor.
O estudo avaliou 42 companhias e destacou três áreas de ação: pagamentos aos governos onde atuam, operações e programas anticorrupção. Foram considerados políticas correntes, sistemas de gerenciamento e desempenho em áreas relativas à transparência de receita nas operações de exploração e produção.
O relatório se baseou em informações disponíveis publicamente. No caso da Petrobras, foram estudados a página da Companhia na Internet, o Balanço Social e Ambiental 2006, o Relatório Anual 2006 e as Informações Trimestrais enviadas à Security and Exchange Comission (SEC) no primeiro trimestre de 2007.
Outro destaque é a participação de empresas do setor na Extractive Industries Transparency Initiative (EITI), Iniciativa de Transparência da Indústria Extrativista, o que inclui a Petrobras. Das 42 empresas cobertas pelo relatório, apenas 17 apóiam a iniciativa.
A Transparência Internacional é uma organização da sociedade civil global que atua no combate à corrupção.
Lista de empresas com alto desempenho em transparência (*)
Companhias nacionais em território doméstico: Petrobras, China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), Oil and Natural Gas Corporation Ltd. (ONGC), Petróleos Mexicanos (Pemex), PetroChina, Sinopec, StatoilHydro
Companhias internacionais e companhias nacionais que atuam em outros países: Petrobras, BG Group, BHP Billiton, Nexen, Petro-Canada, Shell, StatoilHydro, Talisman Energy
* Fonte: 2008 Report on Revenue Transparency of Oil and Gas Companies
http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário